“Recordar Natália é reviver os seus dias e as suas horas e interagir com a sua força e com o poder da sua expressão”. A mensagem é do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e foi apresentada pelo Vereador José Medeiros, na abertura do programa comemorativo do 90º aniversário de Natália Correia, que decorre até domingo, no centro de estudos com o mesmo nome, na Fajã de Baixo.
Segundo referiu o Vereador, em representação do Presidente da Câmara, “no Setembro de Natália, fazemos uma justa homenagem à sua vida ao partilhar paixões e ocupações, talentos e momentos de quem é responsável por erguer, nos nossos dias, a melodia da nossa identidade”.
Para além da intervenção, a abertura das comemorações do 90º Aniversário de Natália Correia deu-se com um recital de poesia, intitulado “Saliências em Movimento”, do jovem professor e poeta Pedro Câmara.
Na noite desta quarta-feira, pelas 21h30, tendo em conta que a música era uma das grandes paixões da poetisa, natural da Fajã de Baixo, o Grupo Johan Sebastian Bach traz ao Centro de Estudos Natália Correia um concerto memorável.
No dia seguinte, 12 de setembro, às 19h00, é a vez de Vanessa d’Azevedo apresentar a Exposição de Aguarelas “Natália Correia, Memórias de Lisboa…”, seguindo-se, pelas 21h30 um serão literário em género de café concerto, intitulado “Recordar Natália e o Botequim”.
Já a 13 de setembro, pelas 11h00, o busto de Natália Correia, colocado junto ao Centro de Estudos da Fajã de Baixo, será descerrado pela Câmara Municipal e, ainda no mesmo dia, pelas 21h30, realiza-se o concerto: “Helena Oliveira Cant’autores Açorianos”.
Quanto à noite do dia 14 de setembro esta está reservada ao tradicional fado com a voz de Paulo Linhares.
O concerto de encerramento do programa de comemorações do 90º Aniversário de Natália Correria decorre a 15 de setembro, às 17h00, com a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
Salienta-se que todas as iniciativas do programa são abertas ao público e pretendem enaltecer o contributo de Natália Correia para a cultura, literatura e política contemporânea nos Açores e no país.
Ponta Delgada, 11 de setembro de 2013
Gabinete de Comunicação
Rita Resendes