"Uma pedra amada por um homem não é uma pedra. É uma pedra amada pelo Homem". Estas palavras de Emanuel Félix, que já uma vez citei aquando da reabertura do Coliseu Micaelense, depois da obra de recuperação e requalificação que lá fizemos, bem se poderiam aplicar a este espaço da cidade de Ponta Delgada, no coração da freguesia de São Pedro.
Este é, porventura, dentro da cidade de Ponta Delgada, um dos lugares com maior simbolismo para a cidade mas também para os Açores e para a causa da liberdade.
Foi daqui que há 175 anos partiram os 7500 bravos do Mindelo, comandados por D. Pedro, em busca da liberdade e fieis à carta constitucional.
Marcado por um enorme sentido de justiça, moderação e sabedoria, acompanhado da força da razão e das armas, D. Pedro comandou um exército disciplinado que encontrou nas ilhas voluntários capazes e dispostos a morrer por ele e pela sua causa: a liberdade de Portugal e o primado da separação dos poderes, contra o absolutismo reinante e dominante.
Muito devemos a esses homens e por isso, aqui fica o nosso compromisso, de os honrarmos num futuro próximo, erguendo neste espaço uma placa toponímica com os seus nomes, que constitua um memorial dos seus feitos e um elogio à sua coragem.
Faremos aquilo que D. Pedro pediu e que o Professor Carlos Riley na sua crónica na Aula Magna do Açoriano Oriental de 3 de Maio de 2004 lembrou e passo a citar "D. Pedro escreve à Câmara de Ponta Delgada recomendando a construção de uma Alameda no belo sítio de São Gonçalo para perpetuar a memória da sua estada nessa ilha e para fazer lembrar aos vindouros o quanto o seu governo interessou à nação portuguesa".
Já requalificámos a alameda e reabilitamos os seus espaços verdes dando-lhe um contorno cénico e luminoso digno de registo. Falta o tal monumento toponímico que em breve será assinalado com a dignidade que a ocasião merece.
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Encontram-se concluídos os trabalhos de recuperação e revitalização da Alameda Duque de Bragança.
Procedeu-se à redefinição da Alameda, criação de uma Praça para realização de eventos culturais e alteração da implantação do Busto de Homenagem a Afonso de Chaves.
O espaço foi dotado de pólos de atracção, designadamente, esplanada e parque infantil;
O edifício existente foi adaptado a instalações sanitárias, foram recuperadas e reintegrados os muros limite, previstos percursos pedonais de ligação com os espaços envolventes, e criada uma zona de estacionamento junto à entrada do Campo de Jogos Jácome Correia.
Foi ainda executada a iluminação cénica do espaço retirando partido das copas das árvores e utilizando diversas cores, que enriquecem muito este espaço conferindo-lhe uma dimensão espectacular, única na nossa cidade.
Este arranjo urbanístico é mais um sinal do muito que a Câmara tem vindo a fazer na malha urbana quer da cidade quer das freguesias, recuperando praças e largos, pracetas e alamedas, passeios e pontes.
Em Ponta Delgada, procedemos aos arranjos do Largo 2 de Março, à requalificação do Campo Mártires da Pátria; à reabilitação dos Jardins do Colégio e Sena Feritas; à repavimentação do Largo envolvente à igreja Matriz bem como a pedonalização de duas importantes artérias da cidade (ruas Hintze Ribeiro e Valverde), sem esquecer as dezenas de passeios e de largos recuperados já por esta administração camarária num investimento volumoso e sem precedentes.
Estamos neste momento a proceder ao estudo de revitalização do nosso centro histórico, com vista à dinamização económica e social da baixa da cidade.
Estou certa que estamos no bom caminho.
Rasgámos a cidade para nascente e poente, requalificando a orla marítima através de duas grandes avenidas: a via litoral Santa Clara Relva e o prolongamento da Avenida Infante D. Henrique para S. Roque, cuja segunda fase do prolongamento apenas aguarda luz verde da Secretaria Regional do Ambiente para avançar com a 2ª fase desta obra e a norte, assinámos na semana passada o auto de consignação da obra de requalificação dos Poços de São Vicente/Capelas.
No próximo dia 2 de Abril, dia da cidade, assinaremos o auto de consignação da via rodoviária de acesso ao Parque Urbano, no Caminho da Levada.
Como se vê continuamos a fazer obra para as pessoas; projectos úteis que em muito vêm melhorar a sua qualidade de vida.
É isto que nos move e que sempre nos moverá.
Parabéns a São Pedro que aqui pode este ano, mais uma vez, retomar as tradicionais verbenas por altura do seu patrono, dando continuidade a uma tradição de festas populares.
Parabéns à Universidade que fica também aqui com um espaço de expansão para os alunos conviverem e se inspirarem para os desafios académicos e que já na próxima semana acolherá uma feira ligada ao Congresso de Bibliotecários e Arquivistas.
Parabéns a Ponta Delgada por ter mais um espaço público recuperado. Saibamos todos contribuir para a preservação deste espaço.