A implementação do SIG Municipal da Câmara de Ponta Delgada teve início em Fevereiro de 2003, com a criação de um Núcleo de Sistemas de Informação Geográfica, tendo como principais objetivos:
a) Constituição e manutenção de uma base de dados geográfica para a fundamentação das decisões internas aos vários níveis;
b) Actualização da cartografia existente;
c) Desenvolvimento de ferramentas SIG;
d) Integração dos dados SIG com os demais sistemas de informação existentes;
e) Disponibilização dos dados geográficos na Intranet e na Internet.
Nesta fase, o SIG integra um conjunto considerável de dados que permitem uma caracterização do concelho a vários níveis, desde a rede viária, edificado, elementos biofísicos (hipsometria, geologia, hidrologia, etc.), passando pelos instrumentos de gestão territorial. O seu enriquecimento consecutivo, com os dados de diversos sectores, tem contribuído para uma utilização transversal aos vários departamentos da Câmara Municipal, afirmando-se como uma ferramenta imprescindível de consulta e de apoio à decisão.
Esta estrutura é atualmente mantida por uma equipa de 4 elementos, entre os quais um topógrafo e um porta-miras, que vieram dar um importante contributo na atualização da cartografia existente.
A necessidade de disponibilizar a informação geográfica aos vários utilizadores da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias, integrada com os demais Sistemas de Informação Municipais existentes, levou ao desenvolvimento uma plataforma comum. Esta consiste numa plataforma WEB que permite a visualização da informação através de um browser de mapas (GEOPORTAL), aos quais podem ser associadas ferramentas de acordo com o perfil dos utilizadores ou dos grupos de utilizadores.
Assim, passou-se a dispor de uma ferramenta com maior versatilidade, facilidade de uso, melhores funcionalidades de pesquisa e de impressão, com ligação às bases de dados alfanuméricas, permitindo otimizar o processo de trabalho dos técnicos, e garantir maior eficácia, clareza e justiça na avaliação dos processos.
O sistema é gerido e mantido pelos administradores de SIG, através de um BACKOFFICE, onde são configurados os vários WEBMAPS, ao nível dos utilizadores, permissões, layers e das ferramentas a associar.
O desenvolvimento do GEOPORTAL foi um projeto financiado pelo programa Comunitário INTERREG III B.