Portugal tem registado nas últimas décadas transformações profundas nas Administração Pública, fundamentalmente associadas ao abandono de modelos de gestão burocráticos e à sua substituição por um novo paradigma, assente essencialmente na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, desenvolvendo-se novas e mais facilitadoras formas de prestação do serviço público.
No âmbito da modernização administrativa, a qualidade dos serviços é uma preocupação cimeira do executivo municipal, tendo estado na base de uma série de iniciativas, entre as quais se destacam a Certificação de Sistemas de Gestão.
Consciente da sua relevância no desenvolvimento da economia e da sociedade do concelho, da ilha e da região, a Câmara Municipal de Ponta Delgada concebeu, implementou e certificou um Sistema de Gestão da Qualidade tendo integrado, nos seus aspetos comuns, o Sistema de Gestão Ambiental já certificado desde 2007.
Este projeto enquadra-se numa estratégia de servir sempre melhor, plasmada na Política da Qualidade e do Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Política do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente|
Relato Ambiental 2016|
Manual do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente|