.

.

.

.

.
.
MUNICÍPIO DE PONTA DELGADA
| | |
 » COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA
COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA

 

Considerando que importa atribuir designação toponímica urgente e adequada ao primeiro arruamento da “Urbanização da Piedade” no sentido Nascente/Poente que se encontra compreendido entre a recentemente denominada “Rua Padre António Vieira” e a agora proposta “Rua Monsenhor José Ribeiro”, na freguesia dos Arrifes, no âmbito da operação de loteamento desenvolvida pela AldeiasIlha – Promoção Imobiliária S.A.;

Considerando que a nova urbanização se desenvolve a partir da rua dedicada ao Cardeal Humberto de Sousa Medeiros e dedica os seus dois arruamentos de sentido Sul/Norte a outras duas personalidades religiosas de dimensão universal e local – o Padre António Vieira e o Monsenhor José Ribeiro – pelo que convém continuar a adoptar designação toponímica contígua que lhe esteja de alguma forma tematicamente relacionada;

Considerando que o Frei Raul de Jesus, natural desta freguesia dos Arrifes, se notabilizou neste concelho de Ponta Delgada ao serviço da Igreja e da Comunidade, como bem testemunha a seguinte proposta do senhor vogal Eduardo de Medeiros datada de 25.4.2008:

“O Padre Frei Raúl de Jesus, R.A (Rainha dos Apóstolos), nome adoptado em religião por Raúl de Sousa Medeiros, nasceu na Freguesia de Arrifes, ilha de S. Miguel, a 1 de Junho de 1929, no seio de uma família de lavradores, tendo falecido no dia 20 de Junho de 2005, com 76 anos de idade.
Da saúde frágil, foi afastado do duro trabalho da terra, o que lhe permitiu dedicar-se aos estudos, normalmente vedados a famílias da sua condição. Ingressou no Seminário de Angra, mas regressou doente, tendo acabado os seus estudos no Liceu de Ponta Delgada.
Recebeu a Ordenação na Sé Catedral de Angra a 20 de Maio de 1956 e celebrou Missa Nova nos Arrifes, na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a 29 de Junho daquele ano. Após a Ordenação foi, durante dois anos, Director do Orfanato João Baptista Machado de Távora, na Ilha Terceira.
Fortemente influenciado pela obra do Padre Américo, ingressa na Casa do Gaiato de S. Miguel, tendo sido o braço direito do Padre Elias que foi o primeiro rosto daquela instituição. Em 1974, com a morte daquele Padre, é o Frei Raúl que fica a dirigir a Casa do Gaiato, que chegou a ter 70 e 80 crianças sob a sua guarda, assim como o Calvário que acolhia idosos doentes em fase terminal.
Foi co-fundador do Instituto dos Apóstolos da Rua, mais tarde denominado Instituto da Rainha dos Apóstolos, sendo Director e Superior daquele Instituto desde 12 de Março de 1963 até à sua morte. Como Superior do Instituto da Rainha dos Apóstolos, criou o Noviciado daquele Instituto, fundou o Seminário Pio XII em Ponta Delgada como sede do mesmo e o Seminário Pio XII em Aljustrel, em Fátima. Fundou também a Escola Apostólica com o mesmo nome, como instituto missionário, e em Coimbra uma casa destinada a acolher vocações missionárias. Criou e abriu a Casa do Gaiato do Faial, a Aldeia do Padre Américo na Camacha, Ilha da Madeira e o Instituto da Boa Hora, na Ilha Terceira.
Sempre colaborou e assistiu a Congregação das Irmãs Escravas do Divino Coração de Jesus, as quais também o ajudaram na Casa do Gaiato de S. Miguel, na Obra de educar crianças e jovens abandonados, bem como de cuidar dos idosos. Foi Director do Jornal mensal "O Apóstolo da Rua", fundado pelo Padre Elias, desde a morte do seu fundador até à extinção do Jornal, aquando da sua saída da Casa do Gaiato em 2002. Expandiu o carisma da Obra do Padre Américo em várias partes do mundo, principalmente nas comunidades açorianas radicadas nos Estados Unidos da América, onde a 26 de Março de 1994 foi homenageado pela sua dedicação às casas do gaiato e idosos dos Açores e no ano seguinte, pelos 30 anos de serviço e dedicação aos pobres e crianças.
Em 2 de Abril de 2001 a Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu-lhe o Diploma de Mérito Municipal, como prova de reconhecimento pelos importantes serviços em prol do Município.
A 26 de Outubro de 2002, Frei Raúl de Jesus saiu da Casa do Gaiato, após quase 50 anos de dedicação àquela Instituição, entregando-a à responsabilidade do Senhor Bispo D. António de Sousa Braga. Afastado da Casa do Gaiato, Frei Raúl viveu os últimos anos da sua vida no Seminário Pio XII, em Ponta Delgada, dedicando as suas atenções aos presos e doentes.
Em face da vida e obra deste Sacerdote, natural da Saúde, Arrifes, e após cerca de três anos do seu falecimento, sugiro que seja atribuído o seu nome a um armamento da sua freguesia natal, solicitando-se parecer prévio à respectiva autarquia.”

A Comissão Municipal de Toponímia, reunida no Centro Municipal de Cultura aos 6 de Junho de 2008, deliberou, por unanimidade, propor à Câmara Municipal de Ponta Delgada, com conhecimento da Junta de Freguesia de Arrifes, que seja atribuída a seguinte designação toponímica para identificação oficial do arruamento da “Urbanização da Piedade”, na freguesia dos Arrifes, que se encontra delimitado entre a “Rua Padre António Vieira” e a proposta “Rua Monsenhor José Ribeiro”:


RUA FREI
RAÚL DE JESUS
(1929 – 2005)

DIRECTOR DA CASA DO GAIATO

 

O PRESIDENTE DA COMISSÃO


JOSÉ MARIA DE MEDEIROS ANDRADE

.
Imprimir|
Imprimir
Recuar|
Recuar
Avançar|
Avançar

pesquisa
| |
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA | Praça do Município | 9504-523 Ponta Delgada | Telefone: 296 304400   | Telefax: 296 304401 | Nº Verde: 800 205 479 | Todos os direitos reservados,  © 2014
Número de Visitantes: 9115285