.

.

.

.

.
.
MUNICÍPIO DE PONTA DELGADA
| | |
 » JOSÉ MANUEL BOLIEIRO DEFENDE MAIS COOPERAÇÃO ENTRE PODERES COMO RESPOSTA ÀS DIFICULDADES
. Notícia JOSÉ MANUEL BOLIEIRO DEFENDE MAIS COOPERAÇÃO ENTRE PODERES COMO RESPOSTA ÀS DIFICULDADES posto saude |
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defende que os diferentes níveis de poder político – governo e autarquias – devem cooperar entre si para irem ao encontro das necessidades das pessoas, em especial, numa altura de austeridade, em que as dificuldades aumentam.
Uma atitude publicamente defendida pelo autarca de Ponta Delgada, na tarde deste domingo, na inauguração das instalações do Posto de Saúde de Remédios, na antiga Escola Básica Padre António Nunes, que vem agora dotar a localidade com melhores condições para responder às necessidades de cuidados de saúde naquela freguesia, bem como nas freguesias de Pilar e da Ajuda.
José Manuel Bolieiro salientou que a abertura do Posto de Saúde de Remédios é de especial importância para a Câmara Municipal. Por um lado, porque concretiza a posição assumida, em janeiro de 2011, numa reunião com o Conselho de Governo, da anterior Presidente Berta Cabral, para ceder o edifício da antiga escola à freguesia. Por outro, porque, na sequência, se assumem os “compromissos assumidos e o entendimento entre políticos e entidades públicas, o que permite resolver problemas e combater a crise e a própria austeridade, que diminuem a capacidade pública de promover desenvolvimento social”.
“Com todos e sempre assim, será menos difícil resolver as muitas necessidades das pessoas, que subsistem e até aumentam”, sustentou o autarca que defendeu que “é nos tempos mais difíceis e de maiores obstáculos que é necessário gerir com reforçada responsabilidade, com criatividade e, sobretudo, com solidariedade”.
E, para o Presidente da Câmara, a solidariedade deve começar “com a cooperação entre os vários níveis de poder, para que se exerça, junto das pessoas, a verdadeira missão da governança pública: a de ouvir, a de acompanhar e a de apoiar com respostas concretas os anseios das populações que servimos”.
“A política existe para servir e o Poder para cumprir para com a comunidade.
Só assim dignificamos a atividade política e garantimos os valores democráticos”, reforçou o Presidente José Manuel Bolieiro.
Na ocasião da abertura do novo Posto de Saúde, em Ponta Delgada, por decisão tomada entre a Câmara Municipal, a Junta de Remédios e entre estas entidades autárquicas e o Governo Regional, José Manuel Bolieiro destacou, por isso, “o meritório discernimento destes três níveis de Poder Político e Democrático para cooperarem, a bem do melhor cumprimento da sua missão – estar ao serviço das suas comunidades”.
Segundo referiu o responsável autárquico por Ponta Delgada “todos ganham” com a cooperação entre os vários níveis de Poder.
No caso concreto da cooperação entre a Junta de Freguesia de Remédios, Câmara e Governo “para além da população, que está em primeiro lugar, ganha a Junta de Freguesia de Remédios, cuja sede fica agora com mais espaço disponível para melhor executar as suas funções públicas.
Ganha o Governo e ganha a Câmara Municipal de Ponta Delgada, porque, ao coordenarem entre si as suas competências, poupam em recursos e em energia para poderem continuar, dentro das suas competências legais, a dar resposta a tantas outras prioridades sociais”, nas várias áreas e setores.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada esclareceu que, com a cedência do edifício da antiga escola à freguesia de Remédios, a Junta de Freguesia vai protagonizar acordos no sentido de instalar no edifício, entre outras valências, um Posto de Saúde “para benefício da sua comunidade, bem como das comunidades das freguesias da Ajuda e do Pilar, com mais condições operacionais do que aquelas que tiveram, até agora, na sede da Junta de Freguesia”.
José Manuel Bolieiro sublinhou, também, a mais-valia da cedência da antiga escola para posto de saúde, pois se toma uma “opção estratégica pela salvaguarda do património edificado: Uma escola que deixou de ter a utilização para a qual foi construída é agora adaptada para garantir outras utilizações, geridas por uma pluralidade de instituições que, assim, também colaboram na sustentabilidade do património público edificado”.
Contudo, e apesar de se mostrar satisfeito por praticamente todas as freguesias da costa norte do concelho estarem providas de espaços para a prestação de cuidados de saúde, José Manuel Bolieiro chamou a atenção para o facto de, há três anos, com a inauguração em Santa Bárbara do edifício polivalente da Junta de Freguesia - uma obra executada pela Câmara Municipal - garantiu-se, também, espaço para um eventual novo posto de saúde.
“Como Presidente da Câmara espero que, bem avaliadas as possibilidades, também se possa fazer algo de semelhante em Santa Bárbara com os cuidados básicos de saúde”, apelou o autarca, “já de olhos postos no que se possa alcançar, no próximo futuro, com a continuidade destas atitudes (a cooperação), a benefício das populações”.

Ponta Delgada, 23 de setembro de 2012
Gabinete de Imprensa
Luísa Silva
.
Imprimir|
Imprimir
Recuar|
Recuar
Avançar|
Avançar

pesquisa
| |
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA | Praça do Município | 9504-523 Ponta Delgada | Telefone: 296 304400   | Telefax: 296 304401 | Nº Verde: 800 205 479 | Todos os direitos reservados,  © 2014
Número de Visitantes: 9176624