O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, fez parte da comissão de honra das 14ª Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e do Continente, que começaram hoje e terminam amanhã, no Hotel Marina.
José Manuel Bolieiro começou o seu discurso dando as boas-vindas e desejando a todos os presentes que “à inspiração destas jornadas de Pneumologia, se junte a inspiração da natureza dos Açores”.
“Estão [aqui] personalidades que expressam, na sua ação, uma vontade de melhoramento e de empatia com os Açores. Podemos ver o regresso destas jornadas a Ponta Delgada, por si só, como uma manifestação da satisfação alcançada” adiantou o Autarca.
O Presidente do Município ainda mostrou-se convicto quanto aos resultados destas jornadas: “Esta troca de experiências e do saber crítico vai permitir que sejam geradas conclusões que nos tranquilizam”.
Por outro lado, Carlos Pavão, diretor do serviço de pneumologia do Hospital de Ponta Delgada e Presidente da comissão organizadora local destas jornadas, lembrou que “José Manuel Bolieiro tem sido, sempre, um grande apoiante das nossas organizações, sejam rastreios ou ações de sensibilização”.
Após a sessão de abertura e antes do início dos trabalhos, o historiador José de Almeida Mello proporcionou a todos os presentes uma pequena conferência sobre esta região insular, “Os Açores, património e identidade”.
Quanto aos temas científicos abordados durante as 14ª Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e do Continente, estes centram-se em algumas das doenças pulmonares de maior relevância, como a asma, a pneumonia e o cancro do pulmão, mas também com a vacinação e profilaxia das doenças respiratórias.