Ponta Delgada foi um dos sete concelhos açorianos premiados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), por apresentar água para consumo humano com qualidade "excelente".
Sete dos 19 concelhos dos Açores (Ponta Delgada, Ribeira Grande e Nordeste, em São Miguel, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na Terceira, São Roque do Pico e Santa Cruz das Flores) receberam o “selo de qualidade”, que corresponde à água da rede pública nos concelhos que apresentaram uma média acima dos 99%.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, esteve presente na cerimónia de entrega dos "selos de qualidade", realizada na Horta, na qual esteve também Hugo Pacheco, presidente do Conselho de Administração da ERSARA.
Pelo segundo ano consecutivo, os Açores demonstram que conseguem manter um valor padrão de 99%, antecipando até uma meta comunitária para 2020.
O administrador da empresa reguladora da qualidade da água nas ilhas afirmou que “o crescimento é notável e é um caso de referência no país, [de] como se consegue num espaço curto de tempo melhorar a qualidade da água até ao valor de 99%”.
No futuro, com a elaboração de planos de segurança da água, será possível prever eventuais contaminações microbiológicas na rede pública.
Os resultados das mais de 22 mil análises efetuadas à rede pública de água na região revelam que a qualidade da água é boa em todas as ilhas dos Açores, apesar de nem todos terem alcançado um patamar de excelência.
Ponta Delgada, 31 de maio de 2017
Assessoria de Imprensa