.

.

.

.

.
.
MUNICÍPIO DE PONTA DELGADA
| | |
 » Intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada no Auto de Consignação dos Trabalhos da Empreitada de Execução do Auditório do Centro Cultural e Cívico de Santa Clara
Intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada no Auto de Consignação dos Trabalhos da Empreitada de Execução do Auditório do Centro Cultural e Cívico de Santa Clara

 

A jovem freguesia de Santa Clara integra uma área de expansão citadina digna de expressão junto da comunidade local e da sociedade micaelense em geral.

Berço de novos e extensos grupos, quer familiares quer empresariais, e de novas figurações sociais, Santa Clara tem vindo a comprovar que a aposta decidida da Câmara Municipal de Ponta Delgada na crescente valorização da freguesia é, seguramente, uma atitude sólida com repercussões no dinamismo comunitário.

Desde logo porque é aqui, em Santa Clara, que temos vindo a trabalhar no sentido de fazer com que esta freguesia seja a porta de entrada no maior concelho do arquipélago.

Desde logo porque é aqui, na zona poente da nossa cidade, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem insistido no desenvolvimento da freguesia, enquanto compromisso autárquico, com a finalidade da satisfação plena das necessidades familiares, sociais, culturais e económicas dos seus munícipes.

Prova disso, são as obras e projectos desencadeados, cujos investimentos públicos afirmam e valorizam a sua identidade no contexto da nossa cidade.

Santa Clara merece!  

Com o Centro Cultural e Cívico, edifício inaugurado em Agosto de 2004, e que veio dignificar a freguesia – quer pela sua arrojada estética, quer pela sua funcionalidade – Santa Clara ganhou um espaço há muito desejado pelos residentes.


Este Centro, que constitui um investimento camarário de 1,4 milhões de euros, tem uma área total de 1500 metros quadrados, e comporta uma polivalência de funções que vai desde o desenvolvimento da actividade autárquica, às acções culturais, juvenis e de apoio directo à comunidade paroquial de Santa Clara.

Em bom rigor, conseguimos, no Centro Cultural e Cívico de Santa Clara, tornar possível a instalação da sede da Junta de Freguesia e ainda a criação de estruturas como um centro de convívio de idosos, um cyber-center, sala de exposições e de formação, salas de catequese e salas destinadas ao funcionamento de movimentos de juventude locais, designadamente o Corpo Nacional de Escutas e as Guias de Portugal.

Criámos, com efeito, uma cartografia de práticas culturais que, até à data, era inexistente em Santa Clara.

Aliás, a distribuição de práticas sócio-culturais por localidades e por espaços tem sido uma política activa e uma estratégia concertada da autarquia junto de todas as suas freguesias.

Orgulhamo-nos, neste quadro, de contribuir para aumentar a oferta cultural de Santa Clara – de consumo, mas também de possibilidades de criação e de participação – em áreas não cobertas pelas associações e instituições existentes ou pela dinâmica privada.

Criámos espaços de apoio a projectos, como a reconhecida e bem sucedida “Universidade Sénior”.

Desencadeámos meios próprios para a promoção de estratégias de desenvolvimento cultural por parte do Município.   

E hoje, damos mais um passo na concretização dos compromissos assumidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com as nossas freguesias.

Através do Acto de Consignação que agora assinamos com a Madiçor, iniciamos uma importante obra, no valor da ordem do 170 mil euros, que daqui a 90 dias vai dotar o Centro Cultural e Cívico de Santa Clara de um anfiteatro com capacidade para cerca de 100 lugares destinado à realização de reuniões, conferências e iniciativas culturais, constituindo-se assim como mais um pólo dinamizador da freguesia.

Com a execução desta obra, salvaguardamos uma infraestrutura básica especializada em promover estímulos duráveis à criação e criatividade culturais sob todas as formas em que elas podem desenvolver-se em Santa Clara, por exemplo, desde o teatro amador até uma palestra temática.

A nova infraestrutura prestará certamente uma justa homenagem a todos os que se envolveram de forma empenhada, ontem e hoje, no desenvolvimento desta importante localidade de Ponta Delgada.

Aliás, a sua polivalência notável, que oferece também um traço de modernidade a Santa Clara, reforça a afirmação identitária das pessoas e, em paralelo, a promoção da inovação da freguesia.

Pela nossa parte, Santa Clara não fica nem ficará para trás.

Na verdade, a requalificação de Santa Clara foi um compromisso eleitoral que está a ser cumprido por intervenção directa da Câmara Municipal.

Nesse mesmo sentido, está também em marcha o concurso público para a construção da 2ª fase da Via Litoral de ligação de Santa Clara à Relva, com a correcção e pavimentação do troço da Igreja à Nordela e com a concepção e construção do talude de reforço da arriba situada na “Rua Baden Powell”.

Estas duas novas obras, que ascendem a cerca de 1,3 milhões de euros, visam a requalificação da zona nobre de Santa Clara e a valorização da frente costeira e da rede viária municipal.

Atravessando a 2ª Rua de Santa Clara, esta grande intervenção prevê a requalificação do pavimento e dos passeios, com melhor iluminação pública, maior ajardinamento e mais estacionamento.

Mais uma vez damos prova de que Santa Clara é uma prioridade. Pelo menos no que toca à execução de projectos que dependem exclusivamente da vontade própria da Câmara Municipal.

Mas, mesmo para os outros, os que não dependem apenas de nós, fica mais uma vez expressa a nossa disponibilidade para o diálogo, concertação e cooperação.

Este é o nosso lema, em Santa Clara e em qualquer outra freguesia do concelho.

O que queremos é continuar a desenvolver o concelho de Ponta Delgada cooperando com as Juntas de Freguesia e dotando-as de meios financeiros para, também elas, realizarem as obras que as nossas populações exigem e merecem.

Nunca fechamos a porta ao diálogo porque o nosso único interesse é servir os munícipes.

É assim que a nossa orquestra toca.

Esta é a sinfonia da nossa política autárquica.

 


 

.
Imprimir|
Imprimir
Recuar|
Recuar
Avançar|
Avançar

pesquisa
| |
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA | Praça do Município | 9504-523 Ponta Delgada | Telefone: 296 304400   | Telefax: 296 304401 | Nº Verde: 800 205 479 | Todos os direitos reservados,  © 2014
Número de Visitantes: 9925373